segunda-feira, 12 de julho de 2010

Opa!!

bom, hoje vou postar algo sobre a vida que nós, músicos levamos e como nos sentimos(pelo menos o que eu vejo em minha banda e alguns músicos que conheço).
Pra quem toca rock, pop rock, ou outras vertentes do rock 'n roll, conseguir um show, é a vitória de uma batalha na guerra que lutamos dia-a-dia.
Claro, tem bandas que conseguem mais shows que outras e isso acontece por muitos motivos, alguns deles ou o principal, QI(quem indica), algum integrante da banda é filho, ou tem algum grau de parentesco com o dono do evento/casa de show, ou é um grande amigo, e isso é foda cara, porque nós estudamos, ensaiamos pra caralho pra fazer um show bacana, e os caras nem olham o seu material, algumas vezes amassando-o na sua cara como já aconteceu comigo, e quando conseguimos marcar o show, ainda não pagam alegando que é o primeiro show e que precisa analisar a banda, aí SE gostarem, chama de novo e rola o cachê, só que o problema é que nunca gostam, chamam outras bandas com o mesmo argumento e conseguem... Na verdade o que falta é boa vontade dos caras em analisar o material, afinal de contas o trabalho dele(Teoricamente) é esse, ele precisa de uma boa atração pra casa e esse artista precisa ser pago! é o trabalho dele! Isso tem que mudar!!! E nós mesmos, temos o controle disso, se começarmos a recusar tocar nessas condições precárias sem cachê, com equipamentos ridículos pode ser começo. Compreendo que temos que tocar, divulgar nosso trabalho, o que é muito importante, mas temos que entender que precisamos do mínimo pra trabalharmos, não podemos pagar pra tocar e aceitar as condições que são impostas para fazermos os shows. Quando vc vai trabalhar em escritório, o mínimo que tem que ter num é uma mesa e uma cadeira?! e muitas vezes um computador!? É exatamente a mesma coisa!
Eu mesmo já aceitei pagar pra tocar pelo simples fato de não ter show no mês nem no próximo, daí chegamos lá e tivemos que desembolsar mais do que um dos músicos ganhava no mês.. Isso é um absurdo, pois os caras precisam de uma atração na noite de suas casas/eventos, pra animar a galera, e essa atração somos nós, MÚSICOS! Enquanto isso, eles ganham rios de dinheiro e os músicos que são, um dos responsáveis pela festa se ferram...
Complicado....
A única coisa que peço é respeito pelo nosso trabalho, porque fazemos isso com amor, tanto amor que nos permitimos passar por todos esses constrangimentos e tocamos como se nada tivesse acontecido, pra depois do show ainda recebermos a notícia de que a casa não deu público suficiente e por isso não vai rolar cachê.
Se tivéssemos público próprio não estaríamos procurando casas de show pra tocar e divulgar nosso trabalho..

Gostaria do comentário de vcs... Divulguem o blog! Vamos comecar a discutir sobre isso..
Comentem tb o que acharam do texto (chato demais, normal, pode melhorar, muito bom, sei lá!)

Abs !

2 comentários:

  1. a parada é essa mesmo cara.. o problema é esse
    aqui rola muito o QI, principalmente se você não estiver na moda. pois aqui no brasil é isso, modinha.

    ja se foi a época do axe, do funk, do emo. agora estamos na época restart/cine (que nem genero de musica eu sei entitular pra essas coisas..)... ai fica dificil, ter de se rebaixar pra conseguir atençao e um publico bom, para se ter 'nome' pra se conseguir shows. acompanho banda de 2 amigos meus e sempre vejo isso. uma mais dificil que a outra, pois uma eh de death metal (se n me engano) e a otra eh um pop rock que cai no gosto da galera mais fácil.
    Não desmerecendo a banda dele, ou o genero pop rock, mas deat metal eh muito mais dificil de arrecadar ouvintes, sejamos francos.

    mas retornando ao assunto do blog, cara, ja tentou shows fora de BH?
    festivais, casas de show, eventos..? muito provavelmente né? pq ja me disseram, aqui em BH o problema eh q eh 'cidade grande' então as coisas, principalmente pra qm eh daki da cidade, é a desvalorização do trabalho, como vc ja disse, mas impressionantemente la fora, eles dão mais moral.

    então aconselho a você a tentar shows em otras cidades, principalmente cidades pekenas, pra arrecadar uns 'seguidores'. dai pra frente n sei oq fazer, pq os otros tão nessa etapa hahaha, mas acho q assim fica mais fácil de se conseguir algo

    o/
    sorte ae camarada!

    ResponderExcluir
  2. fala camarada!!! tranqulo!? bacana vc comentar aqui!! respondendo sua pergunta, desde o ano passado, viramos as costas pra BH, não estamos querendo saber mais daqui, claro que procuramos shows aqui pq é nossa cidade, mas o show no interior tem um problema que é transporte tb... fica mais caro levar uma banda de fora.. os shows que estamos tentando e conseguindo está sendo fora de BH mesmo. e realmente no interior as pessoas te respeitam muito mais! e as casas de shows são muito mais equipadas! o equipamento é de uma verdadeira casa que coloca bandas pra tocar e o respeito é imenso, tanto que chegamos no inteior ficamos até sem reação da forma que somos tratados... é muito bacana!! não temos tratamento de artista famoso, mas sim de músicos que merecem o devido respeito, quero parabenizar 2 casas de shows, a Diesel de CAratinga - MG e Monalisa de Governador Valadares - MG os caras são verdadeiros empresários!

    Abs,
    Rodrigo (Digowars)

    ResponderExcluir